Técnicas da quiropraxia: você conhece a SOT?

A Técnica Sacro Occipital utiliza blocos específicos e pode ser aplicada em todos os pacientes, principalmente naqueles com problemas na base do crânio, coluna e pelve

A quiropraxia envolve diversas técnicas, como a Thompson, já citada aqui em nosso blog, além de trabalhar com dezenas de elementos e equipamentos que auxiliam e dão suporte aos tratamentos. Hoje, vamos falar sobre uma outra técnica, também utilizada na MR Quiropraxia: a Técnica Sacro Occipital, ou técnica SOT. Você já ouviu falar?

A sigla SOT vem do termo em inglês, Sacro Occipital Technique. Como o nome mesmo indica, esse é um método muito completo, pois atende o sacro, na base da coluna, até o occipital, osso localizado na nuca. Isto é, trata o corpo como um todo.

A região do sacro é uma das responsáveis pela sustentação do corpo, por isso, quando há instabilidade ou alguma disfunção ela deve ser rapidamente identificada. Outra função da região é bombear líquido cefalorraquidiano ao longo do sistema nervoso em direção ao cérebro. A falha neste bombeamento pode prejudicar a saúde.

Sintomas

Alterações na região podem afetar o sistema nervoso, causando desequilíbrio na comunicação com os demais órgãos. Dores lombares, problemas de pressão, perda de estabilidade pélvica e sobrecarga na região sacroilíaca são algumas das consequências que podem ser sentidas por pessoas que sofrem com problemas localizados.

Dependendo do grau de luxação, a desordem pode se agravar interferindo nos discos vertebrais, formando hérnias ou comprimindo nervos. Com isso, as dores, as sensações de formigamento, a paralisia e a alta sensibilidade podem atingir o paciente.

“Com alguns testes, é possível diagnosticar os problemas na região, que normalmente se confirmam com exames de imagem. O tratamento é realizado durante as sessões de quiropraxia e o tempo de tratamento depende do grau do problema”, avalia Inajara Maciel, quiropraxista responsável pela clínica.

Além dos sintomas, o diagnóstico também é feito com base em desalinhamentos vertebrais, distorções na pisada ou na posição dos ossos dos pés, desalinhamento do tornozelo, quadril, joelho.

Blocos SOT

A técnica utiliza de blocos, posicionados próximos à base da coluna, aliados a procedimentos manuais. Os blocos auxiliam na estabilização da pelve, da coluna, dos órgãos e dos músculos.

“É uma técnica que não tem contraindicação. Por outro lado, há inúmeras indicações de tratamentos com ela, principalmente em quadros de desordem visceral e cerebral”, explica Inajara.

Quer conhecer essa e outras técnicas da quiropraxia em Curitiba? Agende uma consulta na MR Quiropraxia, no Portão.

Destaques
Publicações Recentes
Arquivos
Busca por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Professor Ulisses Vieira, 440 - Vila Izabel - Curitiba. PR 80320-090

© 2015 por MR QUIROPRAXIA

Tel: 041-99737-7947

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social