Você sabe o que é a Síndrome do Túnel do Carpo?

Comum em pessoas com LER, a síndrome pode causar formigamentos e dormência nos braços; casos mais graves podem atrofiar o membro

Pessoas que trabalham com um mesmo movimento rotineiramente já devem ter sentido incômodos na região dos punhos e braços, as conhecidas lesões por esforço repetitivo (LER). Esses distúrbios são umas das principais causas para o surgimento da síndrome do túnel do carpo, uma compressão que acomete os nervos, em especial o nervo mediano no canal do carpo, localizado entre o antebraço e a mão.

É possível que a síndrome apareça sem razões específicas. Além da LER – que aumentou muito durante a pandemia com os home offices -, outras causas para o surgimento são fraturas, quedas, artrite reumatóide, alterações hormonais, medicamentos e tumores.

O principal sintoma é a parestesia, sensação de formigamento e dormência na área do nervo, impossibilitando o indivíduo de realizar tarefas simples, como segurar um copo ou amarrar o tênis.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito com exames das mãos, por meio de movimentos como dobrar o punho por um tempo ou avaliar o nervo mediano, com testes para verificar a condução nervosa. Caso ele esteja comprometido, os sintomas de formigamento e choque serão ainda maiores.

Os tratamentos variam de acordo com o grau da síndrome, e a quiropraxia pode ajudar no alívio dos sintomas. “É possível trabalhar na descompressão do nervo afetado, fazendo com que os formigamentos e a dormência da região diminua”, explica Inajara Maciel, quiropraxista da MR Quiropraxia, em Curitiba.

Utilizar tala para evitar posições que pressionem o nervo, ajustar o ângulo do computador, realizar alongamentos e uso de analgésicos também podem contribuir para o tratamento.

“O tempo de tratamento vai depender da situação do paciente e do estágio da síndrome, por isso, é preciso uma avaliação do caso como um todo, que inclui, principalmente, os hábitos do dia a dia”, diz Inajara.

Sente algum incômodo ou dor? Precisa de um profissional para uma avaliação? Entre em contato e agende uma consulta, estamos na Vila Izabel, em Curitiba.