Parestesia, a sensação de formigamento que pode ser tratada pela quiropraxia

Atualizado: Out 23

Seja nos membros superiores ou inferiores, a falta de sensibilidade, dores e queimação gerada pelo problema pode ser aliviada com a descompressão dos nervos

A parestesia é um daqueles sintomas incômodos: trata-se de uma espécie de formigamento ou sensação de dormência no corpo, alterando a sensibilidade e passando a sensação de fraqueza nos locais afetados. Ela pode se manifestar em diversas partes do corpo, como braços e mãos, pernas e pés e até mesmo na boca. Em geral, a parestesia é uma consequência da compressão de um nervo, refletindo-se em outra parte do corpo, sobretudo quando está associada a um problema na coluna.

Em boa parte dos casos, a parestesia é um sintoma dos pacientes que sofrem com hérnias de disco e outros problemas da coluna. Ela costuma surgir sem qualquer indício aparente e ir escalando, a ponto de se tornar uma situação incômoda. Por isso, a quiropraxia costuma ser indicada como uma boa solução para aliviar a sensibilidade, eliminar dores e outros incômodos e recuperar a qualidade de vida.



“Muitos nervos estão próximos à coluna. Se há algum tipo de pressão neles, a parestesia é uma sensação que pode se desenvolver, gerando não só o incômodo da falta de sensibilidade, como também dores e até mesmo uma sensação de queimação. Se estiver relacionado à coluna, os sintomas podem surgir em locais cuja associação não é imediata”, explica a quiropraxista Inajara Maciel.

Inajara esclarece que o nervo ciático tem origem na coluna lombar e se estende até o pé. Não à toa, esse tipo de problema costuma irradiar para os membros inferiores e pode desenvolver apenas a falta de sensibilidade como afetar a mobilidade como um todo, atrapalhando até mesmo simples caminhadas. Por isso, existe a necessidade de se ter cuidados diários e constantes com a coluna, especialmente com a postura, na hora de sentar, levantar e praticar atividades físicas.

Hérnia de disco

A parestesia está muito associada à hérnia de disco. Trata-se de uma das lesões mais comuns nas costas: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5,4 milhões de brasileiros, o equivalente a aproximadamente 2,5% do total da população, sofre com esse problema. Caso a hérnia esteja localizada na cervical, as dores podem irradiar para pescoço, ombros, braços e tórax.

Para quem já tem conhecimento da existência do problema, o ideal é usar a quiropraxia como prevenção, visto que a prática é indicada para tratar tanto a hérnia de disco quanto outros desgastes da coluna vertebral, assim como as artroses. Vale ressaltar que 80% da população mundial reclama de dores nas costas, sendo que 30% de forma crônica.

“A quiropraxia pode ser usada na prevenção, tratamento ou diagnóstico de problemas que afetam o sistema neuro-músculo-esquelético, exatamente as situações que geram a parestesia. As manobras e correções posturais são realizadas visando a melhora da qualidade de vida e a diminuição dos sintomas, fazendo com que a área afetada deixe de ser comprimida e evitando os sintomas”, conta a profissional.

Já sofreu com a sensação de parestesia ou conhece alguém que foi incomodado com esse tipo de problema? Agende a sua consulta na MR Quiropraxia e venha conhecer os benefícios gerados pelas sessões de quiropraxia.

Destaques
Publicações Recentes
Arquivos
Busca por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Professor Ulisses Vieira, 440 - Vila Izabel - Curitiba. PR 80320-090

© 2015 por MR QUIROPRAXIA

Tel: 041-99737-7947

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social