Benefícios da massoterapia

Atualizado: Out 23

Técnica promove o bem-estar e, quando aliada à quiropraxia, potencializa os resultados e benefícios ao paciente

Muita gente só associa a massoterapia ao relaxamento, mas a técnica tem outros inúmeros benefícios além de relaxar o corpo. Por meio de manobras manuais ou com instrumentos em pontos estratégicos, o profissional pode aliviar tensões e dores musculares, fortalecer o sistema imunológico e, claro, proporcionar bem-estar e relaxamento da musculatura.

“São muitos os benefícios colhidos pela sessão de massoterapia, de relaxamento a tratamentos para minimizar dores e incômodos”, explica Túlio Tobias, massoterapeuta da MR Quiropraxia.

Tratamento preventivo

Algumas pessoas precisam de motivos para agendar uma sessão com massoterapeuta, como uma dor ou um incômodo, mas a técnica pode ser realizada como prevenção. “A massoterapia não precisa ser somente curativa, ela pode ser preventiva, minimizando os riscos de lesões e maximizando o bem-estar”, diz Tobias.

Além disso, alguns transtornos como ansiedade, insônia, mau humor ou até mesmo a baixa produtividade podem ser diminuídos com a massoterapia.

Diversas técnicas

A massoterapia utiliza de um misto de técnicas orientais e ocidentais de manipulação dos tecidos moles e articulações do corpo. “Cada técnica tem um estímulo e característica diferente, mas todas propiciam a satisfação do paciente”, comenta Tobias. Dentre as aplicadas pelo profissional, encontram-se:

- Massagem relaxante – Como o nome já diz, relaxa. Aumenta a circulação de sangue, relaxando o corpo e a mente.

- Massagem terapêutica – Além de relaxar, ela pode, ao mesmo tempo, tratar de incômodos pontuais.

- Drenagem Linfática – Ativa o sistema linfático, que reduz a retenção de líquidos e melhora a circulação sanguínea.

- Pedras quentes – O calor das pedras proporcionam um relaxamento mais profundo, mas é preciso utilizar a técnica com um profissional e sempre ficar atento com a temperatura da pedra, para ser algo confortável e que não queime o paciente.

- Reflexologia – Estimula o corpo por meio de pontos reflexos nos pés, pontos com funções específicas, como o intestino delgado ou o pescoço, por exemplo.

- Auriculoterapia – Trabalha nos pontos da orelha, aliviando dores ou tratando de problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, insônia e cólicas.

- Liberação miofascial – Técnica muito usada em atletas, relaxa os músculos e libera a fáscia, membrana localizada abaixo da pele, o que auxilia na recuperação muscular.

- Ventosaterapia - Por meio do vácuo, as ventosas favorecem a oxigenação dos tecidos, liberando toxinas do sangue e dos músculos.

É possível contratar sessões de 30, 60 e 90 minutos das terapias desejadas e aproveitar o momento.

Massoterapeuta ou massagista?

Apesar da proximidade das palavras, um massagista nem sempre é massoterapeuta. A diferença está na formação e na experiência profissional. O massoterapeuta tem formação técnica, cursada, e está apto a executar as técnicas com segurança e conhecimento. “É importante procurar por profissionais qualificados, principalmente quando o assunto é a saúde”, esclarece Tobias.

Consultas com pessoas sem formação podem resultar em manobras erradas, que podem até mesmo piorar uma situação.

Quiropraxia e massoterapia

As duas técnicas juntas trazem ainda mais benefícios para o paciente. “Enquanto a quiropraxia procura pela origem do problema, a massoterapia trata as consequências, proporcionando um trabalho completo de alinhamento e bem-estar”, enfatiza Tobias.

Na MR Quiropraxia o paciente de quiropraxia recebe o atendimento com o massoterapeuta antes da sessão. Que tal conhecer os tratamentos e colher os benefícios no seu corpo? Agende já uma consulta!

Destaques
Publicações Recentes
Arquivos
Busca por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Professor Ulisses Vieira, 440 - Vila Izabel - Curitiba. PR 80320-090

© 2015 por MR QUIROPRAXIA

Tel: 041-99737-7947

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social