Diafragma: a melhora da respiração

Ajustes no diafragma podem ser feitos nas sessões de quiropraxia

Quantas vezes você estava fazendo uma atividade física e sentiu aquela “dor de respiração”? Isso é muito comum, não só em atletas, mas no dia a dia das pessoas, seja por uma caminhada mais acelerada ou por algum tipo de desconforto. A cãimbra no diafragma, como é chamada, acontece quando respiramos de forma errada, rápida e pouco profunda.

A dor pode não ser persistente ou muito grande, sendo normalmente aliviada com a pausa do exercício ou com uma respiração mais calma, mas os problemas no diafragma ficam, mesmo que imperceptíveis, sem dor.

“Quando respiramos, todos os músculos do corpo devem trabalhar de forma conjunta. É possível observar alterações no diafragma durante essa respiração profunda”, diz Inajara Maciel, quiropraxista em Curitiba com atendimento na Avenida Arthur Bernardes, na Vila Izabel.

Respiração diafragmática

A respiração diafragmática é muito utilizada nas práticas de ioga, que estimulam a entrada e saída de ar pelo nariz, inflando a região do diafragma, e não a do tórax. Essa respiração é considerada mais saudável e proporciona maior relaxamento, embora seja desconhecida ou pouco utilizada por parte da população.

Mas, para realizá-la de forma completa e correta, é preciso que não haja tensões musculares na região. Caso contrário, o ato de respirar poderá causar muitas dores e incômodos, além de dificilmente ser profunda, interferindo na quantidade de ar absorvido.

É possível tratar da abertura do diafragma com as manobras manuais, fazendo pressão na região, abaixo das costelas e de baixo para cima. “A manobra é simples, mas exige que um profissional realize para não lesionar ainda mais a musculatura, que já está fragilizada”, comenta Inajara.

Além da respiração, o equilíbrio do diafragma melhora a abertura da caixa toráxica, o alinhamento da coluna e de toda a região posterior do corpo, resultando em uma postura mais adequada.

Quer sentir a diferença na respiração após alinhar o seu diafragma? Você pode não estar sentindo dor, mas com o alinhamento vai perceber o quanto a sua respiração pode ser ainda mais efetiva, auxiliando em atividades esportivas e no dia a dia. Agende um horário e venha conhecer todos os benefícios da quiropraxia em Curitiba.

Destaques
Publicações Recentes
Arquivos
Busca por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Professor Ulisses Vieira, 440 - Vila Izabel - Curitiba. PR 80320-090

© 2015 por MR QUIROPRAXIA

Tel: 041-99737-7947

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social