CUIDADOS COM O CORPO NAS FÉRIAS


Finalmente chegamos ao período de férias, muito trabalho, algumas noites mal dormidas, muitas situações estressantes, mas tudo bem, todos nós merecemos um descanso, afinal, ninguém é de ferro.

Viajar, conhecer novos lugares ou simplesmente curtir o aconchego do nosso lar, experimentar comidas diferentes ou fazer algumas extravagâncias e comer aquelas comidas deliciosas que evitamos comer o ano inteiro por que engordam, mas vamos esquecer tudo isso, porque, estamos entrando em férias e precisamos relaxar!

As férias nos permitem algumas semanas de vida desregrada. Mas até onde isso é interessante? Semanas de puro sedentarismo com o complemento de uma péssima alimentação, o conteúdo da dispensa muda completamente, a roupa da academia fica no guarda roupa e no final da história, alguns quilos extras, e aquela luta clássica para entrarmos no ritmo para mais um ano de batalha.

Este é o ciclo que se repete ano após ano, todo os benefícios adquiridos ao longo dos 365 dias anteriores, incluindo o condicionamento físico, são perdidos em apenas 1 ou 2 meses de total ausência de atividade física e má alimentação.

O ideal seria que neste período, houvesse a manutenção do condicionamento físico, da composição corporal e da saúde, através da pratica regular de atividade física e de uma boa alimentação. Pensando, agora pelo lado lógico da coisa, essas ações seriam até mais fáceis agora nas férias, afinal, temos maior tempo livre. O dia possui 24 horas, basta 1 hora diária de atividade física leve ou moderada para que exista a manutenção mencionada, e ainda sobrariam 23 horas para o lazer e o descanso!!!

O verão, juntamente com a disponibilidade de horário, incentiva indivíduos sedentários a iniciarem atividades físicas. Contudo, cuidados devem ser tomados com o objetivo de se evitar lesões e machucados pelo corpo, principalmente, na região da coluna.

O mês de janeiro é bastante propício para o aparecimento de lesões na coluna e nas articulações em geral, já que este é o período onde as academias recebem muitos usuários sedentários ou que estão há muito tempo sem malhar.


Para manter-se saudável sem trabalho ou aula, nas horas passadas em casa ou viajando, os especialistas recomendam dar pelo menos dez mil passos por dia, o equivalente a 8 km, considerando que um passo médio tenha 80 cm. No caso dos sedentários, a dica é ir devagar, aumentando dois mil passos por semana.

No dia a dia, o mais sensato seria que as pessoas andem mais a pé, usem escadas normais em vez das rolantes ou dos elevadores, desçam do ônibus um ponto antes do destino e dancem mais, uma atividade que ajuda a relaxar e também tem um alto gasto energético.

Orientação

Respirar corretamente durante a execução das atividades e manter o tronco contraído são iniciativas que ajudam na manutenção correta da postura.

Para aqueles não querem sobrecarregar a coluna, o melhor é procurar os exercícios que podem ser realizados deitados, dando uma atenção maior para a região abdominal, pois um abdome fortalecido tira a sobrecarga da coluna.

Na prática de esportes, deve-se pegar leve nos exercícios físicos menos rotineiros e evitar movimentos bruscos. Em uma viagem, ao pegar as bagagens, a coluna deve estar ereta e os joelhos flexionados.

Vá a um quiropraxista e curta seu verão sem dor. Fazer um checkup no seu quiropraxista promove um melhor aproveitamento das atividades físicas, além de aliviar as tensões acumuladas do ano de trabalho estressante. Aproveite suas férias com qualidade.




Destaques
Publicações Recentes
Arquivos
Busca por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Professor Ulisses Vieira, 440 - Vila Izabel - Curitiba. PR 80320-090

© 2015 por MR QUIROPRAXIA

Tel: 041-99737-7947

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social