Postura e Computador

Nos dias de hoje a maioria das pessoas convive com o uso do computador de forma contínua. Tem suas vantagens estar conectado, mas este hábito também tem suas desvantagens. Deixando de lado a discussão social e olhando apenas para os efeitos físicos temos encontrado muitos jovens reclamando de "dores nas costas". E quando o jovem ainda não sente as desvantagens de horas em frente ao computador, ao chegar a fase adulta começa a sentir as consequências de sua postura durante a juventude.

O uso prolongado de teclado ou mouse pode levar a dores nos músculos e nervos. O trabalho intenso no computador sem alternância, pausas para descanso e mudanças de postura pode ser prejudicial. Ter cuidado com sua postura e a posição do computador e seus apetrechos são muito importantes. É possível trabalhar com maior segurança e conforto adotando-se as seguintes dicas ergonômicas:

  1. Mantenha boa postura quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.

  2. Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriados para apoiar os pés. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.

  3. Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso frequente devem ser posicionados diretamente a sua frente.

  4. Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo.

  5. Evite apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na mesa. Use pequenas almofadas se necessário

  6. O antebraço deve ficar alinhado em angulo de 90 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada. Isso requer que o teclado fique em posição inclinada (a parte de trás do teclado, que fica mais próxima a você deve ficar mais alta que a parte da frente, isto é, a que fica mais próxima ao monitor) durante o trabalho.

  7. Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou se usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimente seus braços sobre o teclado e os apoios para os pulsos enquanto digita. Evite permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios. Isso evita que os pulsos sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.

Seguir estas dicas, além de promover bem estar físico durante seu trabalho, evita as dores provenientes de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) que surgem no futuro daqueles que não se atém a sua postura.


A Quiropraxia trata as dores de LER como Tendinite, Bursite, Epicondilite entre outras, aliviando os sintomas e orientando o paciente sobre a postura de trabalho correta para evitar o agravamento do quadro clínico. O tratamento consiste no alinhamento articular através de ajustes e do alívio das contraturas musculares (pontos gatilhos miofasciais) através de técnicas miofasciais instrumentalmente assistidas. A Quiropraxia diagnostica, trata estas lesões e promove a prevenção através da educação postural.

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